Identifiquei problemas de infiltração em apartamento alugado e agora? Pode ficar tranquilo: apesar de parecer um problema estressante, é possível resolvê-lo com uma boa conversa desde que você saiba como agir.
Para saber de quem é a responsabilidade e como resolver os problemas de infiltração em apartamento alugado, basta conferir nossas dicas neste post. Boa leitura!
Afinal, quem paga pela infiltração em apartamento alugado?
A primeira pergunta que vem à cabeça quando surge a necessidade de reparos em espaços alugados é em relação ao pagamento da manutenção, com as infiltrações não é diferente. Afinal, quem deve pagar pelo serviço?
Antes de mais nada é preciso identificar a fonte do vazamento, por isso é importante contatar um profissional especializado no momento em que você observar sinais de infiltração, como mofo na parede, rachaduras ou pintura descascada.
O profissional será capaz de fazer uma análise técnica do espaço, detectando de onde vem o vazamento em condomínio, a gravidade do problema e a melhor maneira de solucioná-lo. Confira as principais causas da infiltração:
- Falha no sistema de impermeabilização
- Vazamento
- Danos no encanamento
Regras para problemas de infiltração em apartamento alugado
Para você não ter nenhuma dor de cabeça, é importante saber com quem falar e o que fazer após identificar o problema. Conforme falamos aqui, o primeiro passo é entrar em contato com um profissional.
Depois disso, é importante também avisar o síndico, a imobiliária e o proprietário do imóvel para resolver tudo da melhor maneira possível e com rapidez, pois as infiltrações podem causar graves danos estruturais quando não solucionadas.
Mas e quem paga por isso tudo? Bom, isso vai depender da situação, confira quem é o responsável pelo reparo em cada caso:
1. Quando o problema é no vizinho
Se a fonte do problema for um vazamento no vizinho, por exemplo, é ele quem deve arcar com os custos do reparo. Para isso, converse com ele e explique a situação, afinal o problema pode causar danos para o imóvel dele também.
2. Quando o problema é no apartamento
A lei 8.245/1991 prevê que o proprietário deve manter o local em condições para uso e zelar pelo imóvel. Portanto, caso a fonte do problema seja identificada no seu apartamento, você deve avisar a imobiliária rapidamente para que o locador saiba da necessidade de reparo.
A recomendação é sempre buscar resolver tudo no diálogo, mas se o locador demorar muito para providenciar o reparo ou até mesmo se recusar a fazê-lo, você pode entrar com uma ação judicial.
3. Quando o problema é do condomínio
Algumas causas da infiltração podem ser consequências de danos estruturais no prédio, como falha no sistema de impermeabilização de lajes ou danos no encanamento.
Nestes casos, o condomínio é quem deve arcar com os custos para reparo dos danos e solução da infiltração.
Os problemas de infiltração são bastante comuns em condomínios, por isso a impermeabilização predial é indispensável e nós temos o melhor método para você: aplicação de resina com injeção química!
Quer um processo de impermeabilização rápido, eficiente e sem bagunça? Então conte com a empresa de impermeabilização Parametrica!