A limpeza de caixa d’água de prédio é de responsabilidade do sindico e a manutenção correta é determinante para a qualidade da água que chega aos condôminos. Por isso, saber fazer a higienização correta é de extrema importância.
Cuidar desse assunto é parte fundamental da gestão de qualquer condomínio e definir um cronograma de limpeza é essencial. Confira neste post qual a frequência ideal para higienização e dicas imperdíveis sobre como limpar caixa d’água de prédio.
Qual deve ser a frequência da limpeza de caixa d’água?
Você sabia que, em alguns estados, existem leis que definem a frequência de limpeza para caixas d’água em prédios? Em São Paulo, por exemplo, a exigência é que a higienização seja feita pelo menos duas vezes ao ano.
A legislação não existe à toa: os cuidados com a caixa d’água são um dos tipos de limpeza predial mais importantes, pois o local armazena a água distribuída para todo o condomínio.
A manutenção da caixa d’água é essencial para a vida útil do produto e também para economizar água no geral: lembre-se de que qualquer dano no recipiente pode causar vazamentos e resultar em um grande volume de água desperdiçado.
Os especialistas recomendam a mesma frequência da legislação paulista, ou seja, higienização duas vezes por ano. Outra indicação é referente ao período para a limpeza: estar preparado para o inverno e para o verão (quando o consumo de água aumenta) é essencial.
Estabeleça um cronograma para executar a limpeza de caixa d’água de prédio em fevereiro e outubro, por exemplo, assim você estará bem preparado.
Como limpar caixa d’água de prédio?
A primeira dica sobre como limpar caixa d’água de prédio é contratar uma empresa especializada neste serviço, pois ele exige o uso de técnicas e produtos específicos.
Confira algumas dicas para o momento de contratação e para ficar atento durante a execução do serviço:
- Busque referências sobre a empresa
- Verifique o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)
- Acompanhe os funcionários para observar o trabalho
- Verifique o esvaziamento do reservatório, a escovação das paredes internas, remoção do lodo e eliminação da sujeira
- Certifique-se de que a caixa foi fechada adequadamente
Impermeabilização de caixas d’água
Outra dica valiosa para preservar a limpeza de caixa d’água de prédio é contar com um bom sistema de impermeabilização. Um recipiente bem impermeabilizado, além de evitar vazamentos, também contribui para a diminuição do acúmulo de sujeira.
Acesse o site da Superveda para conferir nossos serviços de impermeabilização de caixas d’água e garanta a segurança do seu condomínio!