Este foi um projeto realizado em setembro de 2020, para solucionar problemas de infiltrações, fissuras e entrada agressiva de água nas estruturas de concreto. Neste foi tratado não apenas as fissuras de concreto, foi necessário a implementação de processos de recuperação de armadura da estrutura.
Ainda vimos necessidade de tratamento para não haver escape de agentes agressivos como: gases ou resíduos industriais. Deste modo a ação tomada para o projeto foi a Injeção de Resina de Poliuretano nas fissuras de concreto.
Injeção de Resina de Poliuretano
As injeções são voltadas a um tratamento imediato, solucionando o problema de infiltração e vazamentos imediatamente. Além disso, elas são indicadas para diferentes tipos de fissuras com diferentes origens.
Sendo assim, elas tornam-se eficientes em diferentes finalidades no processo de recuperação estrutural de concreto. Com esse procedimento conseguimos um selamento muito mais eficiente da estrutura e com resultados bem mais duradouros.
Usar a Injeção de Resina de Poliuretano pode prevenir a entrada de vários elementos contaminantes. Por ser um selante ela promove o fechamento completo da superfície afetada, a Injeção de PU penetra o suficiente para proteger a armadura, sem agredi-la, trazendo mais segurança para a estrutura de concreto.
Sistema Flexível:
A escolha do sistema de aplicação da Injeção de PU é muito importante e pode variar conforme a necessidade da estrutura. Neste caso específico trabalhamos com o sistema flexível.
Nos sistema flexível podemos usar tanto a resina de Poliuretano como a resina de Gel acrílico. No caso desta estrutura usamos Resina de Poliuretano para selar e impermeabilizar. Ambas fazem esse processo, mas precisam de avaliação estrutural antes da aplicação.
Resina de Poliuretano:
Essa resida é caracterizada por uma espuma em gel e deve ser aplicada diretamente na área afetada. O estancamento é imediato e os resultados serão melhorados com o processo de secagem da solução.
Essas resinas apresentam baixa viscosidade, flexibilidade, isenta de solventes, excelente aderência ao substrato de concreto mesmo com a presença de água.
Conclusão:
A escolha do método foi direcionada as necessidades que a estrutura apresentava naquele momento. Fixando os resultados na segurança e na correção das patologias existentes no concreto.
Além disso, com a intervenção feita a garantia de durabilidade e do desempenho estrutural são bem mais palpáveis.
Para conhecer melhor sobre os trabalhos que já desempenhamos basta acessar nosso portfólio.