Os trabalhos foram iniciados em abril de 2022, para restaurar as esquadrias do Casarão da Estação Bela Vista do Metrô de São Paulo, que foram afetadas após as obras da Linha 6. Inicialmente, foram verificadas as condições de cada peça, partes originais ou modificadas, estados das ferragens e demais complementos.

Como existiam partes da madeira apodrecidas ou infestadas e partes metálicas cuja corrosão tornaram a peça inaproveitável, as partes nesta condição foram removidas para que não comprometessem as sadias ou passíveis de restauro do Casarão.

Para remoção, a equipe da Paramétrica utilizou ferramentas de rompimento tais como martelos elétricos rompedores e perfuradores leves, visando reduzir lesões não só nas esquadrias mas também nas paredes nas alvenarias e revestimentos que permaneceram e deverão igualmente ser restaurados mais adiante.

Como referência, foi delimitada de uma linha de 10cm para fora do batente feita na parte interna do prédio, rompemos a parede num ângulo de 45° em encontro ao batente. Este procedimento promoveu uma segurança aos elementos de fachada e as próprias esquadrias.

Sobre proteção e armazenamento

As esquadrias de madeira foram higienizadas e imunizadas contra pragas através de pulverização com piretróide Permetrina Fersol 384C na diluição indicada pelo fabricante. Após a imunização, a esquadria foi embalada em uma estrutura de madeira, travada e inseridos elementos para amortecer impactos (EPS) e garantir a integridade da mesma.

Essa estrutura foi envolvida por camadas de plástico tipo “strech” micro perfurado para permitir aeração, mas evitar contaminação por sujidades ou fluidos. Após este processo, as esquadrias foram transportadas para galpão coberto e protegido e acomodadas sobre elevação evitando contato direto com o piso. Lá permanecem até o local de guarda definitivo e momento das ações diretas de restauração.

Para as esquadrias metálicas, as mesmas foram limpas e seguiram o mesmo processo de remoção de partes comprometidas. Em seguida, nas partes expostas foi aplicado “primer” convertedor de oxidação PCF para estabilizar o processo de corrosão previamente ao acondicionamento especificado no parágrafo acima.

Sobre a análise das condições atuais das esquadrias

A inspeção foi feita de maneira visual em todas as esquadrias contemplando bandeira, batentes, guarnições, folhas em madeira, gradis, vitrais e ferragens. Nesses pontos, observamos danos e patologias genéricas, tais como pintura destacada, elementos de ferragens danificados ou faltantes, trincas, vidros quebrados, oxidação e elementos que visivelmente não constituem o desenho original da peça.

Todas essas observações foram registradas e são apontadas de maneira individual e detalhada a cada uma das esquadrias. As esquadrias da linha inferior foram dispensadas de ações de restauro por terem características diferentes da edificação original (fruto de algum tipo de readequação que não respeitou a originalidade da edificação).

Conclusão

Todas as soluções aplicadas foram desenvolvidas de acordo com as normas de segurança e critérios de norma vigente. Alguns cuidados devem ser tomados para a preservação da manta visto que o sistema fica exposto.

Para você conhecer os demais projetos basta acessar nossos portfólios e conhecer sobre nossos serviços.

Rolar para cima

FAÇA UM ORÇAMENTO

Trabalhe Conosco

Quer fazer parte da equipe Parametrica?

Ficamos muito felizes com isso!

Preencha o formulário ao lado com seus dados e anexe seu currículo para que possamos analisar.

 

Obs.:
– Todos os campos são obrigatórios.
– Tamanho máximo de arquivo anexo: 2MB.
– São aceitos currículos e Word e PDF.

Como posso te ajudar?