Este foi um trabalho que executamos em 2020 focado no estancamento das infiltrações para que a mina pudesse ser segura para os trabalhadores. Os tratamentos usados foram direcionados a vedação das fissuras e na proteção do local para que a durabilidade da solução seja maior. 

 

A solução para este projeto foram injeções de resina com espuma de gel acrílico, a resina usada foi flexível para que o tratamento tenha uma boa vedação eu uma selagem bem duradoura. 

 

Além disso, o material proporciona uma impermeabilização completa do local afetado, deixando o espaço ainda mais seguro e com possibilidade praticamente zero de retorno da problemática. 

Limpeza superficial:

Nesta primeira fase fazemos uma limpeza no local afetado pelas infiltrações, analisando a profundidade das rachaduras e o quanto elas podem ter afetado a estrutura. Portanto, saber todos os pontos de infiltrações e a profundidade das patologias pode ser decisivo agora. 

 

Iniciamos com o lixamento da superfície e a escarificação para saber a profundidade da patologia. Essa etapa é importante para delinear o nível desgaste da estrutura de armação abaixo do concreto. 

 

A primeira parte da limpeza será feita exclusivamente nas estruturas de concreto e a escarificação é uma análise mais profunda para entender os danos causados pelas infiltrações, rachaduras e vazamentos da estrutura. 

Injeção de resina:

A Injeção de Resina consiste em injetar diretamente na fissura a resina causando o estancamento imediato nos vazamentos de água e a selagem dos locais atingidos pela infiltração. 

 

A Injeção de Resina pode ser flexível ou não, quando flexível pode ser aplicada com Poliuretano ou Gel Acrílico. Neste caso foi selecionado o modelo flexível para que existe uma selagem permanente no local afetado. 

 

Este material pode ser de alta penetração, mas com pouca viscosidade no ato aplicação, tendo assim um melhor aproveitamento do produto utilizado e maior efetividade. 

Gel Acrílico:

O Gel Acrílico é uma resina acrílica penta-componente altamente elástica de baixíssima viscosidade, ela pode ser usada no estancamento de vazamentos em trincas e fissuras úmidas.

 

Sempre considerando as Normas alemãs DIN 53455 e “KTW” e com atestado de potabilidade emitido pela União Europeia. 

 

Após a mistura pode-se regular o tempo de reação entre 3 seg e 3 minutos; a resina forma uma estrutura maciça altamente elástica, a qual assegura plena estanqueidade.

 

A aplicação do selante foi fundamental para maior preservação do processo de injeção de PU e para a longevidade da solução aplicada na estrutura. Neste caso o selante usado foi o Gel Acrílico para finalizar. 

 

As atitudes tomadas foram desenvolvidas basicamente para reestabelecer a segurança e para corrigir as manifestações patológicas estruturais encontradas. 

 

Caso queria saber mais sobre nossos projetos, visite o nosso portfólio e veja quais tecnologias usamos para melhorar as estruturas com maior efetividade. 

Rolar para cima

FAÇA UM ORÇAMENTO

Trabalhe Conosco

Quer fazer parte da equipe Parametrica?

Ficamos muito felizes com isso!

Preencha o formulário ao lado com seus dados e anexe seu currículo para que possamos analisar.

 

Obs.:
– Todos os campos são obrigatórios.
– Tamanho máximo de arquivo anexo: 2MB.
– São aceitos currículos e Word e PDF.

Como posso te ajudar?