Em primeiro lugar, o projeto foi realizado em novembro de 2021, para tratar as infiltrações da Usina Hidrelétrica de Itumbiara com Injeção de Resina de Poliuretano. As atividades realizadas neste projeto tiveram como finalidade a recuperação das estruturas de concreto da usina.
Nossa equipe trabalhou com êxito no reforço das estruturas da usina para preservar a vida útil da mesma e as propriedades iniciais dos seus componentes.
Sobretudo, sabe-se que o excesso de água termina sendo prejudicial para as estruturas de concreto. Quando encontramos construções com a presença de fissuras, devemos avaliar os danos que suas respectivas presenças possam causar ao sistema.
As fissuras são passagens para a água e agentes agressivos ao concreto e muitas vezes podem comprometer a integridade da estrutura, ou seja, a estrutura deixa de trabalhar de forma solidária e deixa de transmitir os esforços corretamente, podendo causar danos significativos e até mesmo o colapso de estruturas de concreto.
Limpeza superficial
Antes de mais nada, realizamos uma limpeza no local afetado pelas infiltrações, analisando a profundidade das rachaduras e o quanto elas podem ter afetado a estrutura. Portanto, saber todos os pontos de infiltrações e suas profundidades é uma parte decisiva do projeto.
Iniciamos com o lixamento da superfície e a escarificação para saber a profundidade da patologia. Essa etapa é importante para delinear o nível desgaste da estrutura de armação abaixo do concreto.
A primeira parte da limpeza será feita exclusivamente nas estruturas de concreto e a escarificação é uma análise mais profunda para entender os danos causados pelas infiltrações, rachaduras e vazamentos da estrutura.
Injeção de Resina de Poliuretano:
Eventualmente, para a obra em questão foi utilizado o sistema de “Injeção de Resina de Poliuretano”. As injeções sempre são aconselhadas quando encontramos no concreto fissuras das mais diversas origens com a finalidade de selar a estrutura.
A Injeção de Resina consiste em injetar diretamente na fissura a resina causando o estancamento imediato nos vazamentos de água e a selagem dos locais atingidos pela infiltração.
Anteriormente, as fissuras eram tratadas como um problema sem solução. Porém, com o surgimento do sistema de injeção de resinas, pode-se utilizar como uma solução definitiva e eficiente para as estruturas de concreto.
A Injeção de Resina pode ser flexível ou não, quando flexível pode ser aplicada com Poliuretano ou Gel Acrílico. No caso desta usina, o modelo flexível foi o escolhido porque deixa uma selagem permanente no local afetado.
Poliuretano
Antes de mais nada, o Poliuretano é um material sólido em formato de espuma, ele possui muitos benefícios para que o utiliza como selante como: flexibilidade, leveza, resistência à abrasão (riscos) e possibilidade de formatos diferenciados.
Ele pode ser usado em diversos objetivos industriais, mas especificamente neste foi usado como selante de infiltrações e vazamentos. Com isso, podemos garantir uma excelente eficácia imediata e uma alta durabilidade.
O Poliuretano é um dos materiais mais seguros para revestimento, podendo suportar até 370ºC. Além disso, é um excelente restaurador de estruturas de concreto e muito eficiente no processo de selagem do vazamento.
Aplicação:
Esse material combina espuma e gel em apenas um processo de aplicação. Essa combinação é feita para resistir muito bem em locais com alto fluxo de água e altas correntezas.
O processo inicia com a aplicação da espuma nos locais afetados pela infiltração e após a secagem, que leva 24 horas, o gel é aplicado para selar o local.
Nunca se deve usar exclusivamente a espuma, pois, apenas ela não garante o fim do vazamento e a durabilidade do processo de fechamento das patologias estruturais no concreto.
Portanto, no ato aplicação se atente a saber a origem do produto usado para que o resultado seja o melhor. Assim, além do fechamento da infiltrações conseguimos garantir a eficiência e eficácia do material usado mesmo na presença de água.
Conclusão
As aplicações foram feitas para não apenas estancar momentaneamente, mas também alinhada com o poliuretano estrutural, selar as fissuras e promover uma impermeabilização completa e de longa duração.
Trabalhamos com essas tecnologias a um longo período para nos certificarmos da qualidade e da eficácia de cada um deles, portanto, para saber mais sobre as nossas tecnologias, basta visitar a nossa home e para conhecer mais sobre o nosso trabalho visite o nosso portfólio.