Para este trabalho, realizado em julho de 2022, foi anunciado a necessidade de vedação de fissuras e tratamento de vazamentos visíveis na estrutura. O trabalho foi feito na Barragem do município de Pedreira, na divisão com a cidade de Campinas, em São Paulo. A barragem tem como objetivo principal garantir a segurança hídrica de mais de 5 milhões de pessoas.

 

A solução para este projeto foram injeções de resina com poliuretano, a resina usada foi flexível para que o tratamento tenha uma boa vedação eu uma selagem bem duradoura. 

 

Além disso, o material proporciona uma impermeabilização completa do local afetado, deixando o espaço ainda mais seguro e com possibilidade praticamente zero de retorno da problemática. 

Limpeza superficial:

Nesta primeira fase fazemos uma limpeza no local afetado pelas infiltrações, analisando a profundidade das rachaduras e o quanto elas podem ter afetado a estrutura. Portanto, saber todos os pontos de infiltrações e a profundidade das patologias pode ser decisivo agora. 

 

Iniciamos com o lixamento da superfície e a escarificação para saber a profundidade da patologia. Essa etapa é importante para delinear o nível desgaste da estrutura de armação abaixo do concreto. 

 

A primeira parte da limpeza será feita exclusivamente nas estruturas de concreto e a escarificação é uma análise mais profunda para entender os danos causados pelas infiltrações, rachaduras e vazamentos da estrutura. 

Definição de Injeção de Resina:

A Injeção de Resina consiste em injetar diretamente na fissura a resina causando o estancamento imediato nos vazamentos de água e a selagem dos locais atingidos pela infiltração. 

 

A Injeção de Resina pode ser flexível ou não, quando flexível pode ser aplicada com Poliuretano ou Gel Acrílico. Neste caso foi selecionado o modelo flexível para que existe uma selagem permanente no local afetado. 

 

Este material pode ser de alta penetração, mas com pouca viscosidade no ato aplicação, tendo assim um melhor aproveitamento do produto utilizado e maior efetividade. 

Poliuretano:

O Poliuretano é um material sólido em formato de espuma, ele possui muitos benefícios para que o utiliza como selante como: flexibilidade, leveza, resistência à abrasão (riscos) e possibilidade de formatos diferenciados.

 

Ele pode ser usado em diversos objetivos industriais, mas especificamente neste foi usado como selante de infiltrações e vazamentos. Com isso, podemos garantir uma excelente eficácia imediata e uma alta durabilidade. 

 

O Poliuretano é um dos materiais mais seguros para revestimento, podendo suportar até 370ºC. Além disso, é um excelente restaurador de estruturas de concreto e muito eficiente no processo de selagem do vazamento. 

Resina de Poliuretano:

Esse material combina espuma e gel em apenas um processo de aplicação. Essa combinação é feita para resistir muito bem em locais com alto fluxo de água e altas correntezas. 

 

O processo inicia com a aplicação da espuma nos locais afetados pela infiltração e após a secagem, que leva 24 horas, o gel é aplicado para selar o local. 

 

Nunca se deve usar exclusivamente a espuma, pois, apenas ela não garante o fim do vazamento e a durabilidade do processo de fechamento das patologias estruturais no concreto. 

 

Portanto, no ato aplicação se atente a saber a origem do produto usado para que o resultado seja o melhor. Assim, além do fechamento das infiltrações conseguimos garantir a eficiência e eficácia do material usado mesmo na presença de água.

Aplicação:

A aplicação das injeções é feita após da perfuração nas laterais o local com problemas na posição de 45º da fissura. As perfurações são feitas com marteletes para não agredir a estrutura e trazer maiores danos. 

 

Além disso, antes desse procedimento, é necessário um processo de limpeza superficial e escarificação para saber exatamente o teor e o grau das rachaduras e infiltrações. 

 

Após 24 horas da aplicação é necessária uma higienização local para finalizar e compreender se todas as patologias foram encerradas e analisar os resultados alcançados junto ao projeto.

Conclusão:

O projeto foi focado e manter a segurança e as funcionalidades do local por um longo período. Visando sempre condições de segurança e correção das manifestações patológicas existentes o projeto foi iniciado com uma avaliação para assim estabelecer as medidas a serem tomadas. 

 

Além disso, as intervenções realizadas garantem a durabilidade e desempenho da estrutura em questão. Para conhecer um pouco mais sobre nossos trabalhos desempenhados, basta visitar nosso portfólio

Rolar para cima

FAÇA UM ORÇAMENTO

Trabalhe Conosco

Quer fazer parte da equipe Parametrica?

Ficamos muito felizes com isso!

Preencha o formulário ao lado com seus dados e anexe seu currículo para que possamos analisar.

 

Obs.:
– Todos os campos são obrigatórios.
– Tamanho máximo de arquivo anexo: 2MB.
– São aceitos currículos e Word e PDF.

Como posso te ajudar?