Neste projeto o intuito foi sanar os vazamentos podem comprometer a integridade da estrutura, ou seja, a estrutura deixa de trabalhar de forma solidária e deixa de transmitir os esforços corretamente, podendo causar danos significativos e até mesmo o colapso de estruturas de concreto.

Caso a fissura não se caracterize estruturalmente ainda temos o risco, como dito anteriormente, da penetração de água ou agentes contaminantes (gases, material biológico, etc.), que pode provocar a despassivação da armadura e consequentemente a corrosão da mesma.


Este processo também coloca a estrutura em risco visto que a utilização do aço na estrutura tem a finalidade de trabalhar com os esforços de tração exercidos na mesma, caso a peça comece apresentar danos mais uma vez a mesma pode sofrer perdas significativas.

Veja como as soluções foram aplicadas diretamente no espaço do cliente:

Limpeza superficial:

Nesta primeira fase fazemos uma limpeza no local afetado pelas infiltrações, analisando a profundidade das rachaduras e o quanto elas podem ter afetado a estrutura. Portanto, saber todos os pontos de infiltrações e a profundidade das patologias pode ser decisivo agora. 

Iniciamos com o lixamento da superfície e a escarificação para saber a profundidade da patologia. Essa etapa é importante para delinear o nível desgaste da estrutura de armação abaixo do concreto

A primeira parte da limpeza será feita exclusivamente nas estruturas de concreto e a escarificação é uma análise mais profunda para entender os danos causados pelas infiltrações, rachaduras e vazamentos da estrutura. 

Definição de Injeção de Resina:

A Injeção de Resina consiste em injetar diretamente na fissura a resina causando o estancamento imediato nos vazamentos de água e a selagem dos locais atingidos pela infiltração. 

A Injeção de Resina pode ser flexível ou não, quando flexível pode ser aplicada com Poliuretano ou Gel Acrílico. Neste caso foi selecionado o modelo flexível para que existe uma selagem permanente no local afetado. 

Este material pode ser de alta penetração, mas com pouca viscosidade no ato aplicação, tendo assim um melhor aproveitamento do produto utilizado e maior efetividade. 

Sistema Flexível:

Os sistemas flexíveis são utilizados quando necessitamos de selamento das fissuras e impermeabilização das estruturas.

Poliuretano:

O Poliuretano é um material sólido em formato de espuma, ele possui muitos benefícios para que o utiliza como selante como: flexibilidade, leveza, resistência à abrasão (riscos) e possibilidade de formatos diferenciados.

Ele pode ser usado em diversos objetivos industriais, mas especificamente neste foi usado como selante de infiltrações e vazamentos. Com isso, podemos garantir uma excelente eficácia imediata e uma alta durabilidade. 

O Poliuretano é um dos materiais mais seguros para revestimento, podendo suportar até 370ºC. Além disso, é um excelente restaurador de estruturas de concreto e muito eficiente no processo de selagem do vazamento. 

Resina de Poliuretano:

A resina é composta por espuma e gel. Essa divisão ocorre para que em áreas com fluxo contínuo de água a mesma possa ser controlada inicialmente por espuma, que possui um curto tempo de reação formando uma espuma de células abertas com grande aumento de volume. 

Posterior a aplicação da espuma será aplicado o gel e este último será o selamento final, nunca se deve utilizar somente espuma para tratamento de infiltração. Essas resinas apresentam baixa viscosidade, flexibilidade, isenta de solventes, excelente aderência ao substrato de concreto mesmo com a presença de água.

Aplicação:

A aplicação das injeções é feita após da perfuração nas laterais o local com problemas na posição de 45º da fissura. As perfurações são feitas com marteletes para não agredir a estrutura e trazer maiores danos. 

Além disso, antes desse procedimento, é necessário um processo de limpeza superficial e escarificação para saber exatamente o teor e o grau das rachaduras e infiltrações. 

Após 24 horas da aplicação é necessário uma higienização local para finalizar e compreender se todas as patologias foram encerradas e analisar os resultados alcançados junto ao projeto. 

Conclusão:

Neste projeto foi necessária uma avaliação completa na estrutura e saber quais seriam os procedimentos adotados devido ao alta concentração de infiltrações. 

Para este projeto a principal preocupação foi reestabelecer a integridade estrutural do reservatório e proporcionar mais segurança e durabilidade na solução escolhida.

Além deste, temos muitos outros projetos já executados, para conhecer basta visitar nosso portfólio


Rolar para cima

FAÇA UM ORÇAMENTO

Trabalhe Conosco

Quer fazer parte da equipe Parametrica?

Ficamos muito felizes com isso!

Preencha o formulário ao lado com seus dados e anexe seu currículo para que possamos analisar.

 

Obs.:
– Todos os campos são obrigatórios.
– Tamanho máximo de arquivo anexo: 2MB.
– São aceitos currículos e Word e PDF.

Como posso te ajudar?