Este projeto foi entregue em 2021 em teve como objetivo tratar as fissuras patológicas causas pelo fluxo de água na estrutura.
Os degastes estrutura
Hidrojateamento:
Para este projeto a sugestão de tratamento se baseou na montagem de acessos para facilitar o trabalho, para isso usamos andaimes entre as estruturas rachadas e com problemas.

Para a limpeza e início o tratamento foi usado o Hidrojateamento, que consiste na limpeza de todos os resíduos, poeira e materiais que impeçam a aplicação da solução na estrutura de concreto.
Essa limpeza é realizada com equipamento de alta pressão (mínimo 300 Kg/cm2), será utilizada água fria para esta limpeza por toda a superfície, deixando ainda mais evidente as necessidades patológicas da estrutura de concreto.
Nesta fase de limpeza é possível inclusive aparecer novas necessidades estruturais como desagregação de concreto, fissuras menores, entre outros problemas que podem não ficar salientes por culpa da sujeira.
Escarificação:
Após a aplicação do Hidrojateamento, iniciamos a primeira etapa da recuperação estrutural do espaço, que será por meio da escarificação das áreas em processo de corrosão de armadura.
Nesta fase realizamos a remoção do material degradado e verificar a condição da armadura da estrutura. Esse passo contribui também para uma análise do grau de degradação. Vale dizer que neste processo não se pode lascar arestas e cantos.
Por este motivo usamos um martelo rompedor elétrico, para que o nosso foco seja a remoção superficial de superfícies planas, tomando cuidado para manter a profundidade previamente estabelecida na apresentação do projeto. Finalizada a escarificação, uma limpeza é necessária.
No intuito de remover todo o pó, esta limpeza pode ser feita por meio do ar comprimido ou qualquer outro processo para a remoção de pó e partículas soltas.
Tratamento de Armadura:
Neste estágio analisaremos se houve perda de mais de 15% da estrutura da armadura, pois caso isso aconteça, o ideal é substituir a armadura. Caso isso não ocorra basta agora fazer a limpeza do local de corrosão e a proteção da armadura com um elemento a base de mineral. Ou seja, este revestimento mineral terá a função de reestabelecer a camada protetora da armadura.
Para um acabamento
O revestimento mineral é usado como uma proteção anticorrosiva a fim de melhorar a aderência do material, evitar corrosão e manter a solução para os tratamentos de armaduras por mais tempo.
Injeção em Fissuras:
Para o tratamento das fissuras usamos injeção de resina, que já está no mercado brasileiro a cerca de 20 anos como solução para rachaduras e vazamentos em grandes estruturas de concreto.
A finalidade é estancar os vazamentos e controle de infiltrações. Como se sabe o excesso de água nas estruturas de concreto podem prejudicar e muito! Neste caso precisamos analisar minuciosamente os danos e o grau de vazamentos nos locais.
A recuperação das fissuras é necessária para não haver uma alta corrosão nas armaduras e não comprometa completamente o material estrutural do concreto, por isso neste caso a injeção de resina é a solução mais palpável e eficiente para essa estrutura.
Para recuperar é usado bicos de injeção aplicados à 45º, quando colocado no plano da trinca. O processo engloba a aplicação dos bicos, a execução da injeção de resina, a limpeza das fissuras e a aplicação da argamassa polimérica.
Após cada um desses procedimentos de solução de tratamento teremos uma estrutura completamente renovada e com uma armadura sem danos. Vale lembrar ainda que esses danos são advindos do excesso de contato entre o concreto e a água.
Cada um dos procedimentos está vinculado a análise do teor da degradação da estrutura e da profundidade dos danos nas armaduras e estruturas de concreto. Por isso, é fundamental a etapa inicial com a visita à estrutura com especialista e o envio do laudo.
Portanto, se você está buscando soluções como essas para uma estrutura de concreto, entre em contato conosco e veja os trabalhos e resultados que podemos trazer.