Garantir a segurança do prédio é essencial, mas como se organizar dentro de todas as tarefas administrativas para garantir que tudo seja feito corretamente? Um plano de manutenção preventiva pode ser a solução!
Normalmente, o papel do síndico é cuidar de todos esses detalhes da manutenção preventiva, dentre muitas outras atribuições. Para facilitar a rotina atarefada, o planejamento é uma ótima forma de organização.
Confira os benefícios de fazer um plano de manutenção preventiva para o seu condomínio.
O que é a manutenção preventiva?
A identificação precoce de um problema no prédio garante um reparo mais rápido e menos trabalhoso e é exatamente para isso que a manutenção preventiva serve: são pequenas ações para prevenir que um dano se torne um grande problema financeiro e de segurança.
O objetivo é fazer manutenções periódicas para evitar que uma manutenção corretiva de grandes proporções sejam necessárias.
O plano de manutenção preventiva organiza esse cronograma e contribui para a prevenção de problemas com materiais construtivos, bem como a deterioração prematura de sistemas e equipamentos.
Lembre-se de desenvolver um cronograma bem detalhada com todas as atividades que serão executadas, equipe contratada, funcionários terceirizados, gastos e prazos para cada tarefa.
Confira outros benefícios do plano de manutenção preventiva:
1. Segurança dos moradores
Problemas no condomínio, principalmente estruturais, comprometem a segurança dos moradores, que deve ser a prioridade do síndico.
O bem-estar e qualidade de vida dos moradores refletem no funcionamento, bem como na reputação e valorização do condomínio.
Fazer a inspeção periódica do prédio ajuda a evitar problemas mais graves como curtos ou até quedas estruturais.
2. Economia com manutenção preventiva
Pequenos reparos custam menos do que grandes reparos, é claro. Por isso a manutenção preventiva é mais barata do que as manutenções corretivas.
Dê preferência para o plano de manutenção preventiva para evitar grandes obras, que além de afetarem o financeiro, afetam também o funcionamento do condomínio.
3. Conservação do prédio
A manutenção preventiva tem também como objetivo aumentar a vida útil de cada sistema e recurso do prédio, contribuindo também para a conservação do condomínio como um todo.
Além de garantir um local de qualidade aos moradores, a checagem periódica também contribui para a valorização do condomínio. Afinal, todos querem um ambiente bem cuidado e organizado para chamar de lar, não é mesmo?
4. Otimização da gestão do condomínio
Ter um plano de manutenção preventiva vai ajudar você, como síndico, a se organizar nas tarefas administrativas e operacionais.
O planejamento te permite economizar tempo e preocupação com essas tarefas de manutenção. Tente fazer um plano anual bem detalhado no início de cada ano, isso vai ajudar muito.
Lembre-se também de fazer um seguro predial para garantir o respaldo caso algum dano repentino aconteça.
Não se esqueça da impermeabilização!
Problemas de infiltrações e vazamentos são comuns em prédios, por isso a manutenção preventiva deve encobrir essa parte também.
Quanto antes você identificar esses danos, mais fácil fica solucioná-los. Com a Parametrica, o processo de impermeabilização é ainda mais rápido e simples!
Nossa equipe especializada trabalha com injeção química, o que permite injetar o produto necessário diretamente na infiltração e o melhor de tudo: sem sujeira!
Acesse o site para conferir nossos serviços.