Impermeabilização com manta de PVC

Para este serviço adotamos o método de Manta de PVC para fazer a impermeabilização do local. O trabalho foi desempenhado entre abril de 2020 até junho do mesmo ano, focando em estancar os vazamentos e manter a estrutura segura e sem problemas com infiltrações. 

 

Este local conhecido como “Capela do Socorro” precisou de um passo a passo bastante específico para receber a impermeabilização completa, por ter um formato redondo, todo o projeto foi baseado na estrutura local, veja como foi:

Preparação do substrato:

Como estamos falando de uma estrutura de concreto flutuante ela não precisa de limpeza para verificar as estruturas fundiárias. Aqui fizemos apenas a remoção das películas já presentes no local e o tratamento prévio do substrato.

 

Portanto, nesta primeira etapa não precisamos do substrato aderente. Por solicitação da própria SABESP houve a remoção de toda a proteção mecânica antes do processo de impermeabilização, decisão consolidada em reunião antes do início das atividades. 

Regularização da superfície:

Após o trabalho de remoção das estruturas mecânicas e da vegetação foi possível notar que não seria possível apenas aplicar a Manta de PV, pois o concreto que estava por baixo não estava pronto para receber os coletores de águas pluviais existentes. 

 

Assim, precisamos fazer o nivelamento da superfície para que o projeto estivesse em condições seguras de ser feito. Caso não fosse tomada essa decisão, as chuvas se acumulariam em poças na superfície. 

Aplicação da camada separadora:

Como o substrato de instalação da Manta de PVC não é totalmente uniforme, nos preocupamos em reduzir o atrito preservando a camada de impermeabilização. Por isso, primeiramente fizemos a instalação de uma camada amortecedora composta por uma manta geotêxtil.

 

O geotêxtil deve ser sobreposto no substrato, aplicado por trás dos perfis colaminados e

fixados mecanicamente ao substrato. A sobreposição correta é de no mínimo 10 cm, a fim de cobrir toda a área impermeabilizada. 

Aplicação da Manta de PVC:

Após a colocação da manta de geotêxtil e da fixação dos perfis colaminados, efetuar o lançamento das mantas PVC. A fixação da manta se dá por um sistema mecanicamente preso – Mecanically fastened system, neste processo de fixação é necessário saber as condições do material base. 

 

Quando a instalação da manta for feita em lajes de concreto deverão ser sobrepostas de cordo com a subdivisão do piso em setores seguindo o alinhamento das chapas colaminada. Neste caso é necessário que o piso não seja setorizado, propiciando a aplicação do descritivo do projeto. 

 

Neste contexto também é possível indicar a aplicação de uma sobreposição miníma de 100 mm, enquanto a largura de solda deverá variar entre 20 e 50 mm.

Soldagem:

Uma linha de solda, denominada pré-solda, deve ser realizada à 200 mm da extremidade, com objetivo de garantir um alinhamento das mantas durante a execução. Essa soldagem tem a função de selar as emendas da manta de PVC. 

 

Esse procedimento deve ser feito através do processo de soldagem por termofusão, executado manualmente ou automatizada. Para obter uma soldagem perfeita entre as mantas de PVC recomenda- se a utilização do soprador de ar a quente, do tipo manual LEISTER mod.–Triac-S (com bocal de 40 mm em toda sua extensão e bocal de 25 mm para detalhes e cantos)

 

A temperatura ideal é de 550°C (verificar e testar previamente a temperatura e a velocidade da soldagem no local da aplicação) com bico à 45o e pressionados paralelamente com rolo de pressão, controlando a velocidade de avanço e a pressão do rolo, mantendo-os constante.

 

Para que a solda esteja perfeita ao final, é necessária a higienização da superfície com um pano úmido, para assim não ficar resíduos de material da manta. Para manter a aderência da manta de PVC é importante fazer essa higienização regulamente, para serem retirados todos os resíduos de PVC. 

 

Esse processo de limpeza contínuo deve ser feito com um pano úmido e uma escova de aço, a fim de manter o local sempre limpo e livre de resíduos externos, aumentando a durabilidade da manta e da soldagem. 

 

Após a fixação das mantas de PVC no piso e paredes, executar a aplicação dos arremates

necessários. Nos cantos é necessária uma personalização da manta de acordo com o espaço disponível, para assim a soldagem ficar correta e completamente aderente. 

Teste de Estanqueidade das Mantas:

Após o término da instalação do sistema com manta de PVC e a checagem das soldas, deverá ser realizado o teste de estanqueidade na cobertura. Para isso são realizados testes logo após a finalização do processo. 

 

Essa é uma exigência das normas ANBT NBR 9575, este teste é realizado com lâmina d’água com 10 cm pelo período mínimo de 72h. Caso não seja possível a utilização de lâminas de água o teste será feito com Holiday detector e/ou testes com jato de água, simulando a ação de chuva, sobre o sistema aplicado para avaliar existem pontos de

vazamento.

 

O principal objetivo dos testes é encontrar falhas no sistema ou verificar se toda a extensão de vazamentos foi resolvida. Por esse motivo ele deve ser realizado assim que finalizado para verificar a efetividade da solução aplicada. 

Aplicação de Passarela:

Após o término da instalação do sistema com manta de PVC foi aplicada uma passarela que

define o caminhamento sobre a impermeabilização até a tampa de acesso ao reservatório e os seus componentes externos, dessa forma preserva-se o sistema de impermeabilização aplicado.

Conclusão:

Todas as soluções aplicadas foram desenvolvidas de acordo com as normas de segurança e critérios de norma vigente. Alguns cuidados devem ser tomados para a preservação da manta visto que o sistema fica exposto. 

 

Para você conhecer os demais projetos basta acessar nossos portfólios e conhecer sobre nossos serviços.

Rolar para cima

FAÇA UM ORÇAMENTO

Trabalhe Conosco

Quer fazer parte da equipe Parametrica?

Ficamos muito felizes com isso!

Preencha o formulário ao lado com seus dados e anexe seu currículo para que possamos analisar.

 

Obs.:
– Todos os campos são obrigatórios.
– Tamanho máximo de arquivo anexo: 2MB.
– São aceitos currículos e Word e PDF.

Como posso te ajudar?