Os trabalhos foram iniciados em agosto de 2021, praticamente em simultaneidade nas quatro câmaras dos reservatórios, sendo duas do Reservatório de Água Potável e duas no Reservatório de Água de Reuso.
Foram montados os acessos, as torres sobre as entradas com equipamentos adequados para remoção de qualquer pessoa que pudesse vir a ter algum problema físico, conforme determinam as NRs de Segurança e Medicina do Trabalho. Estas ações tiveram caráter permanente e se estendeu às demais câmaras.
Todos os serviços foram executados conforme previsto. As tubulações retiradas foram trocadas por novas tubulações em aço, mantendo-se os mesmos diâmetros originais. Somente a tubulação de entrada de água no Reservatório de Água Potável não foi reposta em razão de ter sido construída tubulação nova e específica, sem interferência com a nova impermeabilização.
O teto foi recuperado e tratado com Resina Epóxi adequada para proteção contra gás e cloro. Após a conclusão da manta PVC, fizemos uma varredura para detecção de eventuais furos ou falhas de solda com o equipamento “Holliday Detector”.
Para ambas, houve uma alteração nos materiais das tubulações, passando a ser executada em PEAD, tanto os tubos quanto as conexões. Este material apresenta uma qualidade muito superior ao aço no quesito durabilidade e resistência à corrosão e nas demais é plenamente adequada.
Na primeira câmara do Reservatório de Água Potável foi necessário proceder um tratamento muito maior em seu lado interno da laje, pois apresentava diversos pontos de armadura expostas e segregação de concreto. Efetuados os reparos, aplicou-se o tratamento protetivo especificado.
Conclusão
Todas as soluções aplicadas foram desenvolvidas de acordo com as normas de segurança e critérios de norma vigente. Alguns cuidados devem ser tomados para a preservação da manta visto que o sistema fica exposto.
Para você conhecer os demais projetos basta acessar nossos portfólios e conhecer sobre nossos serviços.